Valores Fora do Eixo

terça-feira, 19 de maio de 2009

[2009] Mais um Ponto na Rede


imagem do grupo Atitude


O Espaço Cubo não pára, nunca parou e nunca vai parar. Já disponibilizamos algumas listas de presença de reuniões em que os agentes do Cubo se fizeram presentes levando a nossa tecnologia de gestão pra agentes culturais de outras localidades, volto a esse blog nesse mesmo intuito mais uma vez.


A reunião "da vez" aconteceu em Brasília, com o Ponto de Cultura Atitude, também compareceram integrantes do MINC e do Coletivo Goma (Uberlândia). O Atitude trabalha com hip hop na Ceilândia, cidade satélite do DF, através desse segmento vem mobilizando as pessoas e conseguindo propagar desenvolvimento social e sustentabilidade numa das cidades mais violentas da região.


O coletivo conta com 12 pessoas trabalhando em tempo integral no projeto, possui 3 sedes e agora trabalha para a implementação de um Banco Popular aos moldes do Cubo Card, Banco Palmas e companhia. Para acessar a lista de presença e pegar o contato dos caras basta clicar aqui!

domingo, 10 de maio de 2009

[2009] Ponto Brasil - Mato Grosso

www.pontobrasil.org.br


Pela segunda vez o Cubo recebe representantes do Ponto Brasil. Na primeira vez para ambos conhecermos o projeto do outro, nessa segunda para ter oficina de produção e roteiro, que não seguem o modelo tradicional, pois são colaborativos. Todos que têm acesso à administração do site do Ponto Brasil podem contribuir com conteúdo.


O Ponto Brasil é um programa da TV Brasil, que recebe apoio do governo federal. Eles tem que levar a metodologia de trabalho deles pra todos os colaboradores do país, além de levar equipamentos, acompanhar todas etapas, dar ajuda de custo para todas produções, entre demais articulações políticas por trás do programa.


Os interessados em incorporar as equipes de produção de conteúdo do programa só devem investir força de trabalho, como dito anteriormente o Ponto Brasil arca com os custos referentes aos vídeos, material de gravações e até hospedagem e alimentação das equipes que deslocam para coordenar a ação nas cidades participantes.


Uma bela oportunidade para se inserir no debate (e na prática) de tvs públicas, crescente em todo território nacional. O Ponto Brasil mostra como é possível a tv ser produzida descentralizadamente, sem ser um "institucional" do governo e principalmente fomentando o audiovisual independente em diversas regiões do país.